Jornada de Gênero, Teatro e Cinema

A Primeira Jornada de Gênero, Teatro e Cinema apresenta nesta sexta-feira, 20 de novembro, o filme polonês Madre Joana dos Anjos, de 1961. A exibição começa às 18h30 na Fundação Cultural BADESC e é seguida de debate com a professora Sônia Weidner Maluf, do departamento de Antropologia da UFSC.

A organização do projeto conta com as professoras de Artes Cênicas do Centro de Artes da UDESC Maria Brígida de Miranda e Fátima Costa de Lima.

Madre Joana dos Anjos (Matka Joanna od aniolów, Jerzy Kawalerowicz, 105 min) é um dos primeiros filmes a tocar no tema do exorcismo, narrando a história de freiras possuídas pelo demônio em um convento do século XVII. Vencedor do Prêmio de Júri no Festival de Cannes de 1961, o filme foi proibido em vários países. Por sua estética e tema instigante, ele foi escolhido para abrir a primeira sessão do projeto Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema.

Criadas com a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas, as jornadas serão realizadas mensalmente. A cada sessão haverá um convidado que discutirá a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero. O evento é ligado ao Grupo de Estudos do Projeto Poéticas do feminino e masculino, coordenado pela professora Maria Brígida de Miranda, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC.

A realização do evento em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais, a divulgação da pesquisa universitária na comunidade, e a troca de impressões com essa mesma comunidade sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas das vezes, lhe dão maior sentido e relevância.

A organização é de Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC), Fátima Costa de Lima (CEART-UDESC/CIN-UNISUL) e Janaina Träsel Martins (CCE-UFSC), com apoio da Fundação Cultural BADESC.

Serviço:

O quê: A Primeira Jornada de Gênero, Teatro e Cinema com exibição do filme Madre Joana dos Anjos (105min)
Quando: sexta-feira, 20 de novembro, às 18h30
Onde: Fundação Cultural BADESC. Rua Visconde de Ouro Preto, 216

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s