Ciclo de Cinema francês

Histórias de encontros no ciclo de cinema francês

A Fundação Cultural Badesc, em parceria com a Aliança Francesa, retoma as atividades da Mostra de Cinema Francês na segunda-feira (1/março). Durante o mês, o Cineclube Badesc irá exibir cinco títulos franceses de diferentes diretores. São filmes que contam histórias de encontros que mudaram a vida de seus personagens. Entre os longas selecionados, está o premiado Barakat!, com direção de Djamila Sahraoui.

As exibições ocorrem todas as segundas feiras, às 19h, no auditório da Fundação, no Centro de Florianópolis. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone: (48) 3224-8846.

Programação:

Dia 01/03

A Ilha de Black Mor – L’Ile de Black Mor (animação).De Jean-François Laguionie, 2004, 1h20

Classificação: Livre

No ano de 1803, Kid é uma criança de quinze anos que escapa do orfanato onde vivia como um prisioneiro. Ignora o seu verdadeiro nome e tem por única riqueza o mapa de uma ilha do tesouro, caída do livro de Black Mor, um famoso pirata ao qual desejaria assemelhar-se. Com dois saqueadores de barcos, Mac Gregor e La Ficelle, Kid rouba a embarcação do guarda costeiro e lança-se à procura de uma famosa ilha. Mas não se passa nada como nos livros de piratas. Em procura de sua identidade, Kid é mais frágil que se possa imaginar, e muitas aventuras o aguardam antes de chegar à Ilha de Black Mor.

Dia 08/03


Barakat!

De Djamila Sarahoui, 2006, 1h34

Classificação: 12 anos

Amel é médica de emergência num hospital, na Argélia. Ela se esforça, na medida do possível, para conciliar sua profissão e sua juventude, apesar da guerra civil. Uma noite, voltando para casa, Amel constata que seu marido jornalista desapareceu e decide partir à sua procura. Vai acompanhada de Khadidja, uma enfermeira que, em sua juventude, ficou conhecida nos combates pela independência.

Dia 15/03


Duas Garotas Românticas – Les Demoiselles de Rochefort

De Jacques Demy

Ano: 1967

Tempo: 1h31

Classificação: 16 anos

Delphine e Solange são duas irmãs gêmeas encantadoras e espirituosas de 25 anos. Delphine, a loira, dá aulas de dança e Solange, a ruiva, aulas de música. Elas vivem, então, da música e sonham ir para Paris e ter uma vida de fantasias. Alguns empresários chegam à cidade e passam a frequentar o bar que é da mãe delas. Uma grande feira é promovida e um marinheiro sonhador está à procura da mulher ideal.

Dia 22/03


Os Maus Perdedores – Les Mauvais Joueurs

De Frédéric Balekdjian

Ano: 2005

Tempo: 1h25

Classificação: 14 anos

Paris, o bairro do Sentier. O Natal aproxima-se e a vida de Vahé Krikorian vai por água a baixo. A loja de seu pai, com quem trabalha, fechará em breve. Muitas dívidas e devedores. Lu Ann, a mulher chinesa que ele ama, deixa-o e ele sente que as trapaças, que pratica com seu irmão, não vão levá-lo à lugar algum. Yuen, o irmão de Lu Ann, ilegalmente, na França, recusa-se a trabalhar para a gangue que o trouxe, sem dar-se conta do perigo que o espreita. Tomando-se de afeto por ele, Vahé decide ajudar. Aos poucos, um laço de amizade se tece entre eles e coloca à prova a lealdade de Vahé contra seus velhos amigos. Apesar de a vida parecer retomar seu curso, algo se rompeu em Vahé. Algo que ele não controla. Algo irreparável.

Dia 29/03


História de um Encontro – Histoire d’une Rencontre

De Brahim Tsaki

Ano: 1983

Tempo: 1h20

Classificação: Livre

Duas crianças surdas e mudas. A menina, filha de um engenheiro americano; o menino, filho de um camponês argentino. Eles se encontram e conseguem se comunicar, ultrapassando todas as barreiras culturais que os separam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s