Programação Aniversário de Florianópolis

284 anos do município de Florianópolis

Programação de aniversário:


Dia 22/03 – Segunda-feira – Vão do Mercado Público – Centro

Horário: 19h

Lançamento do longa-metragem “Luiz Henrique no Balanço do Mar”, de Ieda Beck. Em suporte digital com duração de 72 minutos, o documentário é uma biografia musical do maior representante da bossa nova em Santa Catarina. Luiz Henrique viveu no Rio de Janeiro e em Nova York e conviveu com as maiores expressões da música brasileira e do jazz dos anos 60 e 70.

Após sessão show musical: “A Ilha canta Luiz Henrique”.

Dia 23/03 – Terça-feira – Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho – Estreito – Com pipoca!!!

Horário: 15h

1) “O Mistério do Boi de Mamão”, direção de Luiza Lins. (Ficção/14’/ 2006/SC)

Sinopse: Deni e Lurdinha se encontram no campo de futebol onde a turma está treinando, e mais uma vez, ele não está jogando… Mas é um dia muito importante para Deni: ele vai ao estádio ver pela primeira vez o seu time jogar contra um time de fora! Mas quem fará o cavalinho no lugar dele na brincadeira do Boi de Mamão? A partir daí a aventura começa e Deni viverá o melhor dia de sua vida

2) “Quem disse que eu to indo pra casa?”, direção de Marco Stroisch.

(Ficção/18’/2007/SC)

Sinopse: Toco um garoto de uma comunidade carente da grande Florianópolis, convence seu vizinho Cabelinho a fugir de casa para tentar a vida no centro da cidade. No caminho ele conhece Passarela, uma garota de programas pela qual se apaixona. Passarela e Cabelinho têm um papel fundamental na decisão de Toco em relação ao seu futuro.

3) “Ângelo, O Coveiro”, escrito, dirigido e encarnado por Renato Turnês. (Ficção /20’/2009/SC)

Sinopse: Ângelo é um coveiro que vive no cemitério de uma grande cidade.  Um clown soturno, carente e sensível. Um monstro atrapalhado. Cercado pelas assombrações que não o deixam em paz e pelas ameaças do esquisito mundo dos vivos, suas jornadas de trabalho são bizarras aventuras do outro mundo. Mas quando Ângelo conhece uma bela e misteriosa moça, a possibilidade do amor verdadeiro pode mudar para sempre o rumo de sua vida cinzenta.. Ângelo, o Coveiro foi um dos projetos contemplados pelo Prêmio Edital Cinemateca Catarinense/ Fundação Catarinense de Cultura – 2007.

4) “Se eu morresse amanhã”, direção de Ricardo Weschenfelder.(Ficção/ 22/ 2009  SC)

Sinopse: O Homem é um pacato bibliotecário que possui uma estranha obsessão: visitar     enterros e se fazer passar por conhecido dos mortos. Até que conhece Marta, uma pesquisadora de literatura, com os mesmos interesses mórbidos. A aproximação entre os dois pode mudar as suas vidas.

Dia 24/03 – Quarta-feira – Casa da Memória – Centro

Horário: 19h

Lançamento do Edital Armando Carreirão do Funcine e lançamento do documentário:

“Dito Isso”, de Denise Bendiner

Sinopse: Documentário que trava uma reflexão das obras produzidas a partir do barro por Fernando Lindote. O documentário apresentará uma entrevista de Agnaldo Farias com Fernando Lindote, intercalada com depoimentos de críticos, teóricos, artistas e registros em fotos e vídeos da produção do artista. A narrativa abordará a experiência deste singular artista que vem se destacando no panorama nacional e também fomentando a produção de jovens realizadores catarinenses  “Dito Isto”, de Denise Bendiner , vencedor do Edital Armando Carreirão 2008.

E exibição dos curtas catarinenses:

1) “Uma Camélia Vermelha” direção de  Bob Barbosa

(2009/17’/Ficção/Florianópolis/SC)

Sinopse: Num puteiro, no dia do seu aniversário, Dora aguarda a visita do seu antigo amante…

2) “Desaprumo”, direção de Marcos Vinicius D’Elboux

(Ficção/14’/ 2008/SC)

Sinopse: Toques instrumentais se instalam no ambiente. Doses alcoólicas vão compondo o clima junto com a música. Mais uma noite mal dormida no sofá, a foto da família feliz quebrada no chão… Basta um dia pra repensar uma relação, algumas vidas. Num universo carnavalesco e musicado, José, esvaziado de sensações se inebria e faz sua busca nos resquícios de sua história.

3)E.T. – Emissário Da Terra”, direção de Rafael Schlichting

Sinopse: Um Emissário da Terra (E.T.) chega a um mundo muito lógico. As pessoas do local se comportam de forma maquínica. O engenheiro-chefe do lugar tenta mandá-lo embora como se previsse que algo viria a dar errado. O Invasor acaba no hospital. Lá, ele passa a pregar o evangelho. Os habitantes seguem seus ensinamentos e constroem uma igreja. No final, acontece o que o engenheiro-chefe, quem também é terráqueo, previa: os lógicos cristãos pregam o E.T. na cruz para que ele possa ressuscitar e subir ao céu.

Após a sessão show com Joel & Janete e coquetel.

Dia 25/03 – Quinta-feira

Lançamento do Cine Maciço

Embaixada Copa Lord – Mont Serrat

Horário 18h30

Nesta noite será inaugurado mais uma atividade da Cinemateca Catarinense , Funcine e Fundação Franklin Cascaes que dessa vez sela parceria com o Centro Cultural Escrava Anastácia.

Em parceria com o Ministério da Cultura através do programa Cine Mais Cultura inauguramos o Cine Maciço, com apoio da Embaixada Copa Lord e Central Única das Favelas – CUFA/SC.

Será exibido o filme “Maciço”, direção de Pedro MC (2009/ Livre/ Documentário/79’/ Florianópolis-SC), seguido de debate com convidados.

Sinopse: O registro do olhar é a motivação de quem faz cinema, e nada melhor que um documentário para pensar, refletir e debater o mundo em que vivemos. Vencedor do Edital Cinemateca Catarinense / Fundação Catarinense de Cultura 2005, com 79 minutos de registro sobre as comunidades que compõem o maciço do morro da cruz, o mais denso enclave urbano da ilha.

Dia 27/03 – Sábado – Campeche – Rancho dos Pescadores da Canoa

Horário: 19h

1) “Campeonato de Pescaria” direção de Luiza Lins e Marco Martins.

(Ficção/ 17’/2009/ SC)

Sinopse: Uma aventura que acontece no litoral catarinense. A comunidade organiza um campeonato durante as férias para as crianças se divertirem. Muita magia em um filme que resgata a emoção da pesca para os pequenos.

2) “Bruxas atacam pescador” direção de Érico Monteiro

(Ficção/15’/2005/ SC)

Sinopse: Deolindo, um pescador artesanal, encontra sua filha recém nascida doente após a visita de uma prima distante, uma genuína bruxa. O pescador parte em Busca de sinhá Chica do mane Pedro Maré-seca para dar início a uma batalha sobrenatural contra o feitiço de empresamento aplicado à criança.

3) “Perto do Mar”, direção de  Zeca Pires.

(Ficção/ 21’/2005/SC)

Sinopse: Antes que amanheça o dia, Eustaco precisa tomar uma importante decisão: cumprir ou não o último desejo de seu único e melhor amigo

4) “Sereia”, direção de Yannet Briggler.

(Ficção /10’/2009/ SC)

Sinopse: Num mundo desolado a alta das marés provocou transformações radicais. Poucos pedaços de terra sobraram para a ocupação humana e os homens tiveram que se adaptar com a falta de recursos e a solidão. Neste contexto o personagem central, Simão, vive só num pequeno penhasco. Quase todos os recursos que ele encontra para a sua sobrevivência vêm do mar, onde ele pesca com um gancho pendurado a uma corrente. Sua rotina é marcada pela monotonia e melancolia até que um fato inusitado acontece em sua vida: ele encontra uma mulher pendurada no guancho. Aparentemente morta ele a resgata e cuida de sua recuperação. A alegria toma conta de Simão e conforme ela se recupera coisas estranhas começam a acontecer. A barreira entre o universo onírico e a realidade se desfaz e entre momentos de profundo desejo e horror, Simão, confuso, passa a pensar somente em como se livrar dela.

Horário: 19h

Quanto: Entrada é gratuita e aberta a quem possa interessar

Contato: (48) 3224.7239 / 9125.5306

Site: www.cinematecacatarinense.org.

O Cineclube Ieda Beck é uma realização de Cinemateca Catarinense – ABD/SC. Funcine – Fundo Municipal de Cinema e Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio da Fundação Franklin Cascaes.

O Cine Maciço é uma realização da Cinemateca Catarinense – ABD/SC. Funcine – Fundo Municipal de Cinema e Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio da Fundação Franklin Cascaes, Centro Cultural Escrava Anastácia, Embaixada Copa Lord e Central Única das Favelas -CUFA/SC.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s