Cineclube Ieda Beck – 07 de Abril de 2010

Nesta primeira semana de abril, no dia 07, em sessão intitulada Personagens, o Cineclube Ieda Beck traz 3 documentários que retratam pessoas que marcam ou marcaram época no nosso estado, servindo de primeiro plano para uma interessante paisagem cultural. Seja uma personagem anônima, um artista expressivo ou uma educadora, são personalidades que participaram e ainda influenciam a vida de muitos catarinenses. 

A entrada é gratuita! A exibição é no Teatro Armação, na Praça XV de Novembro, 344, em Florianópolis. A sessão começa a partir das 19h.

PROGRAMAÇÃO:

Lurdinha – A Vendedora de Ilusões” de César Cavalcanti (Documentário – 2007 – SC – 26’)

Ilha de Santa Catarina, Florianópolis. Lurdinha, uma mulher de aproximadamente 40 anos, vestida elegantemente, vende bilhetes de loteria no centro da cidade. Uma abordagem poética conduzida pelos relatos do cotidiano de Bernardo Soares, um dos heterônimos de Fernando Pessoa, sobre a importância de personagens que poderiam ficar no anonimato, mas que se tornam um elo entre a vida privada e coletiva da população urbana. O documentário de curta-metragem “Lurdinha – A Vendedora de Ilusões” enfoca, acima de tudo, a arte de viver da personagem que fez de “sua sorte” um exercício de criatividade e prazer.

“Martinho de Haro – A Cidade Reinventada” de Chico Pereira (Documentário – 2007 – SC – 30’)

A trajetória, o ideário e toda a arte de Martinho de Haro, um dos maiores nomes da pintura do País, tornando-se referência do modernismo brasileiro. O roteiro parte de ampla pesquisa junto a críticos, historiadores, curadores e artistas catarinenses expressivos no panorama contemporâneo. A produção desvenda aspectos que marcaram sua forma de viver e entender o mundo de sua época. Um artista que captou com argúcia e expressividade apuradas a paisagem urbana de Florianópolis.

“A Personalíssima Dete Piazza” de Carolina Coral  (Documentário – 2008 – SC – 20’)

O documentário revela o cenário sócio-cultural das décadas de 70 e 80 da capital catarinense. Tem como personagem a renomada professora de português, Bernadete Piazza, figura marcante, influenciadora de gerações, possuidora de idéias inovadoras, cuja atuação nas áreas da cultura e da educação merece esse registro.

O audiovisual se destaca pelos depoimentos de figuras emocionantes e irreverentes dos tempos áureos de Floripa.

SERVIÇO:

Quando: 7/04 – Quarta-feira

Onde: Cineclube Ieda Beck, na Casa do Grupo Armação – Rua Praça XV de Novembro, 344 – Centro, Florianópolis, SC

Horário: 19h

Quanto: Entrada é gratuita e aberta a quem possa interessar

Contato: (48) 3224.7239 / 9125.5306 / 9941.2714

Site: www.cinematecacatarinense.org

O Cineclube Ieda Beck é uma realização de Cinemateca Catarinense – ABD/SC. Funcine – Fundo Municipal de Cinema e Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio do Grupo de Teatro Armação e da Casa da Memória.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s