Cineclube Ieda Beck – 28 de Abril

SESSÃO HOMENS & ANIMAIS

Na sessão homens e animais exibiremos o documentário Espírito de Porco, vencedor do prêmio Cinemateca 2005, da Fundação Catarinense de Cultura, lançado no final de 2009. Um dos filmes catarinenses mais esperados e comentados, ganhou o Prêmio Especial do Júri na 15ª edição do CINE-ECO – Festival Internacional de Cinema Ambiental, em Portugal, Melhor Filme na Primeira Mostra Internacional pelo Direito dos Animais, em Curitiba e tem participado assiduamente de mostras e festivais, como o 11º Festival Internacional de Documentários “Santiago Álvarez in Memoriam”, em Cuba.

A exibição é na Casa da Memória, Rua Padre Miguelinho, 58, em Florianópolis. A sessão começa às 19h.

Para defender sua espécie das difamações lançadas contra ela ao longo de séculos, um porco recém abatido volta à terra, na condição de espírito. O Espírito de Porco defende os suínos narrando a sua trajetória, desde o nascimento num estado do Sul do Brasil que tem uma das maiores concentrações de porcos do mundo, até quando a sua carne vai para a mesa. Ele discute a alimentação e a poluição; apresenta os humanos com quem convive e os problemas do seu cotidiano; defende o seu valor e busca semelhanças com as pessoas. E, na sua curta vida, revela algo que quase nunca é levado em conta: o ponto de vista do porco sobre a sua realidade. Esse ponto de vista nega, com veemência, que a sua espécie seja responsável pela poluição e pelas crises da suinocultura industrial, e deixa claro que os humanos têm uma responsabilidade maior pelas desgraças atribuídas ao porco.

“Espírito de Porco”

de Chico Faganello e Dauro Veras  (Documentário – 2009 – SC – 52”)

SERVIÇO:

Quando: 28/04 – Quarta-feira 19h

Onde: Casa da Memória – Rua Padre Miguelinho, 58, esquina com a rua Anita Garibaldi, fundos da Catedral Metropolitana, Centro, Florianópolis, SC

Horário: 19h

Quanto: Entrada é gratuita e aberta a quem possa interessar

Contato: (48) 3224.7239 / 9125.5306 / 9941.2714

Site: http://www.cinematecacatarinense.org

O Cineclube Ieda Beck é uma realização de Cinemateca Catarinense – ABD/SC. Funcine – Fundo Municipal de Cinema e Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio do Grupo de Teatro Armação e da Casa da Memória.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s