Cineclube Ieda Beck – 12 de Maio

SESSÃO RAÍZES & FRUTOS

Comemoração do Aniversário da Abolição da Escravidão

Em comemoração do aniversário da Abolição da escravidão no Brasil, 13 de Maio, o Cineclube Ieda Beck preparou uma série de curta-metragens, em busca de um panorama reflexivo da identidade negra no Brasil pós-Lei Áurea de 1888. Percorrendo o Brasil de Norte à Sul através da música, personagens e movimentos sociais, constrói-se um mosaico de resgates, de reinvenções e do eterno na identidade Afro-brasileira.

Esta sessão especial do Cineclube Ieda Beck ocorre ao ar livre, na Travessa Ratclif (hoje oficialmente chamada de travessa Osmar Regueira), no centro histórico de Florianópolis, próximo ao antigo terminal urbano, às 19hs. Como sempre, a entrada é franca. No caso de chuva, a projeção ocorre no instituto Arco-Iris: Travessa Osmar Regueira (Ex-Ratclif), nº 56.

PROGRAMAÇÃO:

“Martinho da Vila Paris 1977”, direção de Ari Candido Fernandes (SP, 1977, Doc, Cor, 16mm, 8’)

O filme registra a passagem  do cantor e compositor carioca Martinho da Vila por Paris, em 1977, durante uma turnê de apresentações. Depoimentos espontâneos, gravações em estúdio de TV, apresentações no clube musical Campagne Premiére, conversas com amigos e passeios por pontos turísticos da Cidade Luz compõem o documentário.

“Congo a voz do Tambor”, direção Guilherme Lassance (ES, 2009, Doc, Cor, Digital, 16’)

O documentário resgata a tradição do Congo no estado do Espírito Santo, das suas vitórias as suas dificuldades, percorrendo por diversos grupos folclóricos do estado.

“Maicoun Diequison”, direção de Natanael de Souza e Ramon Zagoto (ES, 2009, Ficção, Cor, Mini DV, 9’)

Maicou Diéquison é um jovem negro da periferia. Fã de Michael Jackson desde pequeno, ele sonha com uma carreira no mundo da música. Mas apesar de terem nomes parecidos, o Maicou brasileiro não tem as mesmas chances na vida profissional como o astro do pop.

“Heitor dos Prazeres”, direção de Antonio Carlos Fontoura (RJ, 1965, Doc, Cor, 35mm, 14’)

Memórias do sambista popular e pintor primitivista Heitor dos Prazeres, em seu ateliê na Cidade Nova, bairro em decadência do Rio de Janeiro, mas ainda vivo nos sambas, nos quadros e nas recordações do artista.

“A retomada do Linharinho”, direção de Marcelo Calazans e Ricardo Sá (ES, 2008, Doc, Cor, Digital,11’)

A luta de quilombolas pela posse do seu território é contada no documentário “Retomada do Linharinho”, de Marcelo Calazans e Ricado Sá.

Mocotó do Morro”, direção coletiva (SC, 2008, Doc, Cor, Digital, 15’)

Resultado da oficina de documentário oferecida pelo 10º Catavídeo, ministrada por Iur Gomez e Bob Barbosa, na Casa Brasil unidade Federação das Associações de Moradores de Santa Catarina (FAMESC). A realização é dos participantes da oficina: Ana Carla Pimenta, Danilo Ribeiro, Dariane Pasternak, Fernando Klepizig, Guinter Rafael, Jéssica Gerente, Letícia Kapper, Liliane Ribeiro, Michele Araújo, Sandra Rubia e Sergio Aspar. O FUNCINE também participou da produção, apoiando com sua estrutura de equipamentos de vídeo e áudio.

Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba”, direção Ricardo Dias e Thomaz Farkas (SP, 2006, Doc, Cor/PB, 35mm, 10’)

Em abril de 1954, Thomaz Farkas filmou, com uma camera 16mm movida a corda, uma apresentação de Pixinguinha com músicos da velha guarda, no parque do Ibirapuera, em São  Paulo, durante a comemoração do IV Centenário da cidade. O material se perdeu e foi reencontrado 50 anos depois. O filme recupera o material e conta essa história.

“Alva Paixão”, direção de Maria Emília de Azevedo (SC, 1995, Ficção, Cor, 35mm, 18’)

João da Cruz e Sousa, tísico e cansado, envelhecido precocemente, diante de Nestor Vítor remete-se a lembranças. As recordações são marcadas pelo dilema entre o equilíbrio que representa o alvo e a paixão soprada da África. O flash-back interrompe em contraponto ao denso desabafo do poeta. Sentindo a morte, João confia ao amigo simbolista os últimos sonetos produzidos, que seriam publicados postumamente em Paris.

“Hoje é dia de Baile”, direção de Delano Valetin (RJ, 2008, Doc, Cor, Digital, 27’)

Os bailes Charme surgiram no subúrbio carioca no começo dos anos 80. E neles é cultuado o R&B – estilo musical dos negros americanos que na década de 90 passou também a se mesclar ao Hip Hop. O público em sua maioria formado por jovens negros, num estilo de vestir peculiar, uma filosofia paz e amor e um gosto por esse tipo de música que vai passando de geração para geração.
Os personagens são a C.I.A de Dança D.R. Intro, formada por jovens que se conheceram nesses bailes e que se destacam no meio da Dança de Rua; A família de Caio e Hellid, um casal que se conheceu nesses bailes e herdou o Charme dos pais e que passam para sua filhinha Hannah; Halley um senhor Branco que frequenta o baile desde sua juventude e que dança incessantemente; e o DJ Corello que é quem trouxe o R&B para o Brasil e que é tido como um ícone para esses freqüentadores.

SERVIÇO:

Quando: 12/05 – Quarta-feira

Onde: Travessa Osmar Regueira (ex-Travessa Ratclif), Centro de Florianópolis – próximo ao antigo Terminal Urbano. No caso de chuva, a exibição ocorre no Instituto Arco-Iris, no mesmo local, nº 56.

Horário: 19h

Quanto: Entrada é gratuita e aberta a quem possa interessar

Contato: (48) 3224.7239 / 9125.5306 / 9941.2714

Site: http://www.cinematecacatarinense.org

O Cineclube Ieda Beck é uma realização de Cinemateca Catarinense – ABD/SC. Funcine – Fundo Municipal de Cinema e Prefeitura Municipal de Florianópolis, com apoio do Grupo de Teatro Armação e da Casa da Memória.


Anúncios
Sem categoria

Um comentário sobre “Cineclube Ieda Beck – 12 de Maio

  1. Eu sou umas das intérpretes da Cia D.R. Intro e quero ressaltar a nossa felicidade ao participar do longa do Delano que é nosso amigo e um talentoso diretor.

    Parabéns a ela e aos que acreditam no seu trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s