Pré-Congresso Catarinense de Cinema

CONVOCAÇÃO


Caros colegas, estudantes, professores, produtores e agentes do audiovisual catarinense.

A Cinemateca Catarinense ABD/SC convida a todos para o evento Pré-Congresso Catarinense de Cinema, que será realizado neste sábado e domingo dentro da programação do 14ºFAM.

Na ocasião serão apresentadas propostas para consolidarmos as etapas da cadeia produtiva de cinema e TV no nosso estado, através de uma ação colaborativa na formatação do 1º Congresso Catarinense de Cinema a ser realizado em Setembro em Florianópolis.

O papel da Cinemateca é de polarizar as demandas identificadas nos quatro Eixos Temáticos, proporcionando diálogos expositivos de cada área.

Os eixos de Educação, Política Cultural, Mercado e Novas Mídias serão apresentados no dia 12 de Junho, Sábado às 13h no Centro de Eventos da UFSC, na Sala Aroeira, acionadas na forma de proposições de representatividade e desdobramentos.

Os desdobramentos devem ser discutidos, refutados, readequados ou maximizados pela participação de todos, por isso encaramos o evento como um desafio para sedimentar os vetores de ação do audiovisual por todo o Estado.

As propostas temáticas serão filtradas em Grupos de Trabalho que no dia 13 de Junho, Domingo às 13h na Sala Laranjeira, organizarão as equipes que ficarão responsáveis para a formatação “ideal” do Congresso, trabalhando de forma interdisciplinar até a conclusão apresentada em Setembro, estrategicamente anterior às eleições estaduais.

É notório que estamos longe de uma regionalização efetiva de representação, além de uma pobre distribuição de recursos com mecanismos defasados e poucas medidas de relações entre instituições, produtores e exibidores.

O desafio é este, de organizarmos a casa para fomentar o mercado de trabalho, pensando na profissionalização e aprimoramento do meio e intercâmbio ou co-produções que engrandeçam o fazer cinema e televisão de qualidade em Santa Catarina.

Contamos com a participação, divulgação e presença de todos!

Atenciosamente,

Diretoria Cinemateca Catarinense – Gestão 2009/2010

Sofia Mafalda, presidente

Carol Gesser, diretora financeira

Lina Lavoratti, diretora administrativa

Pedro MC, diretor de comunicação

Natalia Poli, secretária executiva

Informações

www.cinematecacatarinense.org

– – –

release no site do fam

www.audiovisualmercosul.com.br

Produtores culturais preparam Congresso Catarinense de Cinema

Nos dias 12 e 13 de junho, durante o 14º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), a Cinemateca Catarinense realiza evento preparatório ao I Congresso Catarinense de Cinema, que acontecerá em setembro de 2010, em Florianópolis. Os debates do Pré-Congresso serão no Centro de Eventos e Cultura da UFSC, das 13h as 14h30.

A preparação do I Congresso Catarinense de Cinema se dará em torno dos eixos temáticos “Educação”, “Política Cultural”, “Mercado” e “Novas Mídias”. Durante os dois dias do Pré-Congresso dirigentes da Cinemateca Catarinense e integrantes das diversas áreas da cadeia produtiva de cinema no estado discutirão os conteúdos a serem debatidos no congresso de setembro e a formatação de propostas para o evento.

Estão convidados para este Pré-Congresso representantes de Faculdades de Cinema, Jornalismo e Artes Cênicas, da Secretaria de Organização do Lazer, da Fundação Catarinense de Cultura, da Fundação Franklin Cascaes, do Museu da Imagem e do Som, de entidades do setor, de Secretarias Municipais de Cultura, de emissoras de TV públicas e privadas, exibidores, distribuidores, cineclubistas, ativistas culturais, artistas digitais, jornalistas e Ongs de Santa Catarina.

“No Pré-Congresso serão definidas metodologias, a formatação e a pauta do I Congresso Catarinense de Cinema”, conta Sofia Mafalda, presidente da Cinemateca Catarinense. “Nosso principal objetivo é propor mudanças para aprimorar o setor de cinema e vídeo de nosso estado a partir de reivindicações que diversos segmentos da área cultural vêm apresentando há vários anos”, revela.

Entre as propostas em debate estão a criação de um Instituto de Ensino e Pesquisa de Cinema para intercambio audiovisual das instituições e promoção de parcerias de capacitação técnica e teórica tanto a nível local quanto internacional, como também a criação de um Fundo ou Fundação para gerenciar os recursos destinados para a cadeia produtiva do audiovisual catarinense e a atualização do Edital Catarinense de Cinema.

Outras propostas em análise são as de criação de uma Cooperativa Catarinense de Distribuição envolvendo emissoras de TV públicas e privadas, exibidores e distribuidores e a criação da Federação Catarinense de Cineclubes.

Anúncios
Sem categoria

Um comentário sobre “Pré-Congresso Catarinense de Cinema

  1. Olá,
    Parabéns pela iniciativa do pré-congresso de cinema. Penso ser um passo importante p/ discutir a área em Santa Catarina, de forma autônoma e ao mesmo tempo ancorada em demandas e ações até então dispersas.
    Gostaria de saber onde encontro a programação do pré-congresso em específico.
    Aguardo, obrigada, Karen.

    P.S. o site está muito legal, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s