Sessão DENTRO DO OUTRO LADO – 07 de Julho

Como retratar ou dar voz ao outro marginalizado que habita as instituições de recuperação, abrigo ou detenção  – instituições em si periféricas e à parte da sociedade? O cineclube Ieda Beck apresenta três curtas que buscam abordar o outro lado desse muro que separa o criminoso do inocente, o louco do são. Cada obra busca fazer uma ponte entre “nós” e “eles”, lidando de forma documental ou experimental com essa complexa problemática.


Amarras (de Letícia Kapper, documentário, SC, 2009, 18’)

Sinopse: Amarras visíveis e ocultas impedem que Katya Regina Costa, 28 anos, siga pelo caminho banal aos olhos do mundo, mas feliz para uma presidiária. Ela só quer liberdade: ter emprego, casa, família. Moradora de rua desde os 16, ela furtava para sobreviver. Em 2008, deixou o Presídio de Florianópolis, mas, sem ter para onde ir, voltava escondida para dormir na unidade carcerária. No mesmo ano foi reclusa no Presídio Regional de Mafra, onde sua história de “vai e volta” se repete entre os presos, como Cassiano, Antônio e Vilson. Até quando a falta de oportunidade dentro e fora de prisões fará vítimas? Se a chance de uma vida digna não existe, um homem livre também não.

Entrelinhas (de Letícia Cardoso e Pedro MC, documentário, SC, 2009, 25’)

Sinopse: Documentário realizado no interior do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de SC, investiga a complexidade da alma humana

Material Bruto (dir. Ricardo Alves Junior, experimental, BH, 2007, 16′)

Sinopse: Afora nos corredores do edifício caminha a Mulher Náusea. Adentro Mulher Cabelo , Homem Cigarro e Homem Musica esperam o momento de fuga, um instante para sair de si. Material Bruto e um trabalho realizado com usuários do centro de convivência da rede pública de saúde mental na cidade de Belo Horizonte.

SERVIÇO:

Quando: 07/07 – Quarta-feira

Onde: Instituto Arco-Íris, Travessa Ratclif nº 56 – Centro, Florianópolis, SC

Horário: 19h

Quanto: Entrada é gratuita e aberta a quem possa interessar

Contato: (48) 3224.7239 / 9125.5306 / 9941.2714

Site: http://www.cinematecacatarinense.org

O Cineclube Ieda Beck é uma realização de Cinemateca Catarinense – ABD/SC. Funcine – Fundo Municipal de Cinema, Prefeitura Municipal de Florianópolis e Travessa Cultural.


Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s