O Cinema está na rua – Cinemateca Cultural Itinerante

 

Cinemateca Catarinense – ABD/SC lança projeto itinerante de formação e capacitação de cinema e audiovisual em cinco municípios catarinenses

A Associação Cultural Cinemateca Catarinense – ABD/SC completa em breve 25 anos de atuação no cinema e audiovisual e comemora existência com o pé na estrada.  Com o objetivo principal de expandir a produção e fomentar a profissionalização do setor, acaba de ser lançado o Projeto Cinemateca Cultural Itinerante. Composto por ações de formação, capacitação, discussão e exibição audiovisual e através de parcerias com instituições representativas, o plano irá percorrer inicialmente cinco municípios do Estado – Lages, Chapecó, Joinville, Laguna e Jaraguá do Sul. A rodada cultural acontece de 7 de novembro a 11 de dezembro de 2010.

“Vamos estender nossa ação em todo o Estado. O Projeto Cinemateca Cultural Itinerante chega para preencher uma lacuna e sinaliza uma integração mais consistente entre Florianópolis e demais pontos de produção, investindo no potencial e crescimento do mercado e fortalecimento da força de trabalho”, destaca a presidente da entidade, Sofia Stallbaum Mafalda. Na programação consta Mesa de Debate com os temas levantados durante o 1º Congresso Catarinense de Cinema e Audiovisual. A mostra de filmes catarinenses “Retro SC em ação”, que apresenta uma retrospectiva do cinema catarinense até hoje, formada por nove curtas-metragens que ganharam destaque na cronologia cinematográfica.

E ainda oficinas de capacitação e elaboração de projetos com o compartilhamento de técnicas e mecanismos de produção, informações de fomento e incentivo culturais. A participação é totalmente gratuita e os cursos são destinados a profissionais atuantes e interessados em geral no cinema e audiovisual. O Projeto Cinemateca Cultural Itinerante recebe o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com Funcine, Santacine, Sintracine, SESC/Lages e Núcleo de Produção Digital de Santa Catarina. A realização é da Associação Cultural Cinemateca Catarinense.

Foco na capacitação

A primeira parada será em Lages, de 7 a 9 de novembro, no Sesc da cidade. Destaque na programação para a oficina de Formatação de Projeto com carga horária de 16 horas e que terá como ministrante Ricardo Weschenfelder. Formado em Cinema e Vídeo pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, mestre em literatura pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Ele produziu vários vídeos, curtas-metragens e documentários ao longo da carreira. Entre eles a película “Se eu morresse amanhã”, em 2009.

Ricardo irá tratar sobre técnicas de elaboração de projetos, mecanismos de fomento e incentivo culturais nas esferas municipal, estadual e federal. E também de capacitação do profissional, captação de recursos para a realização de filmes e outros produtos audiovisuais. Para Lages estão destinadas 15 vagas para esta oficina. As inscrições correm até o dia 4 de novembro pelo site http://www.npdsc.ufsc.br/.

Em Lages:

07/11 às 19h30 Mostra Retro SC em Ação

08 e 09/11 Oficina de Formatação de Projeto

09/11 Às 19h Mesa de debates sobre o 1º Congresso Catarinense de Cinema e Audiovisual e os rumos do cinema catarinense

O Cinemateca Cultural Itinerante segue para Chapecó, entre os dias 19 e 21/11. Em Joinville, de 25 a 27/11. Laguna, 1º à 3/12. E Jaraguá do Sul, de 9 a 11/12. Confira detalhes da programação nas próximas postagens.

 

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s