Cinemateca lança Cineclube, Cinema e Educação

Três temas amplos que sempre estiveram juntos na formação de cineastas, na construção do imaginário, da identidade e da cultura brasileira, agora estão reunidos em livro. Cineclube, Cinema e Educação, organizado por Giovanni Alves e Felipe Macedo e publicado pela Editora Práxis, será lançado na quinta-feira, dia 24 de março, às 20h, na Cinemateca Catarinense, em Florianópolis.

Durante o lançamento serão exibidos os documentários Alfaiates de Marília, de Giovanni Alves e Rodrigo Gobbi, e Diálogos: o que é cineclube?, do coletivo Pão com Ovo (RS). Giovanni, que também é um dos autores do livro estará presente para conversar com o público sobre os filmes e sobre a publicação, indicada principalmente para cineclubistas, profissionais do audiovisual, e interessados em cultura e educação.

Com 13 artigos, o livro discute a democratização da produção e do acesso ao cinema como instrumentos de memória, cidadania e patrimônio cultural. A publicação surgiu a partir dos debates entre cineclubistas na internet e narra experiências e reflexões que formam uma ferramenta para trabalhar a idéia e a prática do audiovisual na educação formal, informal, e sobretudo criadora, transformadora.

Cineclube, Cinema e Educação traz artigos de Antonio Claudino de Jesus e Sáskia Sá, Flavio de Souza Brito, Regina Zauk Leivas, Marialva Monteiro e Regina Machado, Inês de Castro Teixeira, André Piero Gatti, Gabriel Rodríguez Álvarez, Jorge Nóvoa, Diorge Alceno Konrad, Bruno Chapadeiro Ribeiro e João Batista de Andrade, e dos organizadores da publicação.

O lançamento é uma promoção da Cinemateca Catarinese e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Santa Catarina com o apoio do Cineclube Independente, Cineclube Laguna, Cineclube Ieda Beck e Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).

O quê: lançamento do livro Cineclube, Cinema e Educação, organizado por Giovanni Alves e Felipe Macedo.

Quando: quinta-feira (24 de março), às 20h

Onde: Cinemateca Catarinense/Instituto Arco Íris. Travessa Ratclif, 56, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito

Cineclube, Cinema e Educação, organizado por Giovanni Alves e Felipe Macedo, Editora Práxis, 220 páginas, 2010, R$ 30.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s