Sistema de Animação será exibido no Cineclube Ieda Beck antes de seguir para Festival na França

Toucinho Batera, personagem de Sistema de Animação

Selecionado para a mostra competitiva do Festival DOCUMENTAL 2011, em Lyon, Franca, o documentário catarinense Sistema de Animação, de Alan Langdon e Guilherme Ledoux, tem uma sessão especial agendada para quarta-feira, dia 27, às 20h, no Cineclube Ieda Beck, em Florianópolis.

Após a sessão, os diretores e o baterista Toucinho, personagem do documentário, conversam com o público e haverá um show do Toucinho Trio. Acompanhado de Fabio Carlesso na guitarra e de Giann Thomasi no sax, Toucinho Batera conduzirá um passeio pela música instrumental de autoria do trio.

Sistema de Animação está completando dois anos em 2011 e estamos agora em busca de distribuição para o filme, diz Alan.

O documentário foi o grande vencedor da Mostra do Filme Livre em 2009, no Rio de Janeiro. O longa retrata Lourival José Galliani, vulgo “Toucinho Batera”, um músico de talento sem igual e com uma personalidade sedutora. Ao longo de mais de 40 anos de carreira, ele participou da história da música brasileira de forma significativa.

Feito com um orçamento praticamente zero ao longo de cinco anos, o filme capta Toucinho em toda sua fortaleza e fragilidade. A montagem também foi livre e o resultado é um retrato espontâneo e sincero do músico. O documentário mergulha na experiência de conhecer a musicalidade e a filosofia do excêntrico baterista, apresentando entrevistas com músicos e amigos do protagonista.

Retratar o baterista Toucinho foi tão imprevisível e gratificante quanto documentar uma força da natureza, avaliam os diretores.

Amigos de infância, os cineastas Ledoux e Langdon fundaram em 1998 o coletivo Pintô Sujêra, um grupo que se diverte fazendo vídeos improvisados repletos de figuras inusitadas e filosofia barata, conforme os próprios integrantes definem. Sistema de Animação é o primeiro longa-metragem do grupo. Ledoux é também músico e toca bateria no grupo Os Skrotes. Alan é também artista plástico e graduado pela Rhode Island School of Design (EUA) em Cinema & Vídeo.

O Cineclube Ieda Beck é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema (Funcine) com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes e da Travessa Cultural.

O quê: exibição de Sistema de Animação e show com Toucinho Trio.

Quando: Quarta-feira, dia 27, às 20h.

Onde: Cineclube Ieda Beck na Cinemateca Catarinense/Instituto Arco-Íris. Travessa Raticlif, 56, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s