Cine Pitangueira exibe Mutum

Longa de Sandra Kogut é baseado em Campo Geral, de Guimarães Rosa

 

O Cine Pitangueira exibe nesta terça, dia 24 de abril, às 20h, o longa Mutum, de Sandra Kogut, filme de 2007, que se inspira na história de Miguilim, da novela Campo Geral, de Guimarães Rosa (1908-1967)

A narrativa acompanha o dia-a-dia de um menino na fazenda onde mora, em particular sua relação com a mãe e o irmão. A diretora define Mutum como “um filme sobre a despedida da infância”.

Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família.

Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios.

Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.

Esta é a última sessão da programação Cinema e Literatura, em cartaz durante o mês de abril, com adaptações para o cinema de obras literárias.

Foram exibidos O Iluminado, de Stanley Kubrick, inspirado no livro de Stephen King, Brás Cubas, de Júlio Bressane, uma adaptação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis e Ninguém escreve ao coronel, de Arturo Ripstein, sobre um dos primeiros contos de Gabriel Garcia Marquez.

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Mutum, de Sandra Kogut
Quando: terça-feira, 24 de abril, às 20h,
Onde: Cineclube Pitangueira. Casa das Máquinas. Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição. Florianópolis.
Quanto: gratuito

 

CONTATOS
Cinemateca Catarinense (48) 3224.7239
Casa das Máquinas (48) 3232.1514
cinepitangueira@gmail.com
contato@cinematecacatarinense.org
casadasmaquinaslagoa@gmail.com

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s