Qual queijo você quer? abre segunda noite do FAÇA


1º Festival Audiovisual Catarinense vai premiar melhores curtas do Estado


Selecionado para 18 festivais e com seis prêmios, incluindo Melhor Curta do 13º Festival do Rio, Qual Queijo Você Quer?, de Cíntia Domit Bittar, abre a segunda noite do 1º Festival Audiovisual Catarinense (FAÇA) em Florianópolis, nesta sexta, dia 27, a partir das 19h30. São 31 curtas selecionados para a Mostra competitiva do festival e disputam R$ 20 mil em dinheiro nas categorias Melhor Ficção, Melhor Animação, e Melhor Documentário, eleitos pelo Júri Oficial, e Melhor Curta segundo o Júri Popular.

São duas sessões com programações distintas, às 19h30 e 21h30. A ficção Qual queijo você quer?, de Florianópolis, narra a vida de um casal de setentões diante de uma crise: a vida que poderia ter sido, mas não foi. Na primeira sessão estão previstos nove filmes. Entre eles, o documentário Babás, da catarinense Consuelo Lins. Realizado no Rio de Janeiro, o filme é uma narrativa sobre a presença das babás no cotidiano de inúmeras famílias brasileiras. O filme levou o Prêmio da Crítica no 38º Festival de Cinema de Gramado.

Ainda na primeira sessão, será exibida animação O Pescador de Sonhos, de Igor Pitta Simões, de Florianópolis, sobre um personagem que saiu de um mundo escuro à procura de luz, percorrendo um caminho árduo e perigoso. O cineasta Igor Pitta Simões é português, nasceu em Angola em 1972, quando o país ainda era colônia portuguesa, mas vive e produz cinema na Capital de Santa Catarina. O filme ganhou 14 prêmios no Brasil e exterior.

A segunda sessão, às 21h30, vai exibir oito curtas e está previsto mais um filme premiado. Mais ou Menos, de Alexander Siqueira, fez carreira de prêmios em festivais nacionais e estrangeiros. A ficção fala sobre Ivo, um adolescente constantemente perseguido por Sandro, seu colega de escola, sofrendo um caso de bullying aparentemente insolúvel.

Tamanca de Madeira, Dircélia Senff  Nicoluzzi, uma ficção realizada em Irineópolis, é outro filme da segunda sessão. O termo que dá nome ao curta, tamanca de madeira, é um calçado antigo usado diariamente pelo personagem vô Marcílio. Onde se ouvia o som das tamancas, logo percebia-se sua presença nas atividades do Caboclo Marcílio, dedicado empregado da Olaria na Comunidade de São Pascoal.       

A programação completa pode ser conferida em www.faca.art.br

O júri oficial do 1º FAÇA já está definido e será formado por três profissionais: o diretor e produtor Luiz Carlos Barreto, que detém a marca da produção de mais 70 filmes brasileiros de curta e longa-metragem, Luiz Alberto Cassol, diretor, coordenador do Festival de Santa Maria, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, e Cavi Borges, produtor e diretor, que já dirigiu mais 22 curtas e quatro longas.
            A realização do FAÇA é da Exato Segundo Produções Artísticas em parceria com a Alquimídia.org e Hemisfério Criativo, responsável pela criação da identidade visual. O evento tem ainda o Apoio Institucional do Cinema do CIC, Cinemateca Catarinense, FUNCINE (Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau), Museu da Imagem e do Som/Lages, Ponto de Cultura Fotografia para Todos, SANTACINE  (Sindicato da Indústria do Audiovisual de Santa Catarina), SINTRACINE (Sindicado dos Trabalhadores do Audiovisual em Santa Catarina), UFSC – Curso de Cinema (Universidade Federal de Santa Catarina), UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense) e UNISUL-Curso de Cinema (Universidade do Sul de Santa Catarina ).
            O Festival conta ainda com o apoio do Restaurante Cansian Zamban, Restaurante Cheff Manu, Cinesupport, Fundação Cultural de Blumenau, Prefeitura de Blumenau, Himmelblau Palace Hotel, Media Tools, Onda Sonora, Paradigma CineArte, Restaurante Tartufo, SESC Santa Catarina, Slim Sanduíches Saudáveis, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Secarte e Vantuta Impressões.
            O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado (SOL) e FUNCULTURAL é patrocinador do 1º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense.

Mais informações em www.faca.art.br.

O quê: 1º Festival Audiovisual Catarinense (FAÇA). 
Onde: Cinema do CIC. Avenida Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica
Quando: de 26 a 29 de abril
Quanto: gratuito.

CONTATO

Guto Lima
Coordenador do FAÇA
contato@faca.art.br
(48) 3028-3787, 9989-4215, 9952-5657

Fifo Lima
Assessor de Imprensa
imprensa@faca.art.br
(48) 4141-2116, 9146-0251

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s