..:: CINECLUBE PITANGUEIRA::.. 15.05

‎.:: Cineclube Pitangueira::.

terça
15 MAIO 2012
20h

Nesta terça 15 de maio o Cineclube Pitangueira convida para a exibição do filme

Cinema Paradiso de Giuseppe Tornatore FIC|1988|123’

A forma como Giuseppe Tornatore manipula a história para pegar o pano de fundo e contar a vida de Salvatore De Vita, ou Totó, um menino que se apaixona pelo cinema da pequena cidade de Giancaldo, na Sicília, e inicia uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projetista do cinema, que mudará para sempre sua vida.

Era uma vez um rei que fez uma festa na qual estavam as princesas mais bonitas do reino. Um soldado que estava de guarda viu passar a filha do rei. Era a mais bonita de todas, e ficou logo apaixonado, mas o que podia fazer um pobre soldado em relação à filha do rei? Por fim, um dia conseguiu encontrá-la e disse-lhe que não podia mais viver sem ela. A princesa ficou tão comovida por aquele forte sentimento que disse ao soldado: “Se conseguir esperar 100 dias e 100 noites debaixo da minha janela, acabarei sendo sua”. O soldado foi logo para lá e esperou um dia, dois dias, dez, e depois vinte. E toda a noite, a princesa controlava pela janela, mas ele nunca se movia. Podia chover, ventar, nevar, que ele continuava lá. Os pássaros sujavam a cabeça dele, as abelhas comiam-no vivo, mas ele não se movia. Depois de 90 noites, estava emagrecido, esbranquiçado, as lágrimas lhe caíam rosto abaixo sem poder segurá-las porque nem forças para dormir ele tinha. Entretanto, a princesa ficava olhando para ele. E na 99ª noite, o soldado se levantou, pegou sua cadeira e foi embora.


O cineasta deixa para revelar tudo somente no final, mas não como suspense, mas para o espectador ir se tornando íntimo da vida de Totó, descobrindo mais sobre aquele personagem frio, que era uma criança adorável, cheia de vida e muito inquieta, que não deixava Alfredo em paz, e muito menos o Padre Adelfio (Leopoldo Trieste), que controlava o cinema e censurava todas as cenas de beijo, para desespero dos cinéfilos da cidade.

O QUE: Cineclube Pitangueira CINEMA E PÚBLICO – Cinema Paradiso

QUANDO:terças-feiras 15 de maio, 20h

ONDE: Cineclube Pitangueira – Casa das Máquinas – Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição

QUANTO: Entrada franca e livre

UMA REALIZAÇÃO: Cinemateca Catarinense, Prefeitura. Municipal de Florianópolis, Funcine, Fundação Franklin Cascaes – Casa das Máquinas

CONTATOS:

Cinemateca Catarinense (48) 3224.7239
Casa das Máquinas (48) 3232.1514
cinepitangueira@gmail.com
contato@cinematecacatarinense.org
casadasmaquinaslagoa@gmail.com
www.cinematecacatarinense.org

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s