3º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, CINERAMA.BC

cropped-Banner_web_v1

 

Entre 30 de abril e 05 de maio, acontece a terceira edição do Cinerama.BC, Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú/SC. Suas projeções serão realizadas pelas ruas e praças da cidade e no Cine Itália, antiga sala de cinema de rua, que foi restaurada e tem capacidade para 700 espectadores, no centro da cidade.

Filmes nacionais inéditos em SC na abertura e encerramento

Durante a abertura do festival será projetado o filme “Noite de Reis”. O filme leva às telas uma história de superação sobre perda de um filho e foi dirigido por Vinícius Reis com Bianca Byington e Enrique Díaz, que recebeu prêmio de Melhor Ator no Festival de Brasília em 2012. A organização busca viabilizar uma sessão aberta e gratuita do filme.

No encerramento do festival será exibido o filme “Cores” que narra a história de amizade de três jovens em uma grande metrópole. Dirigido por Francisco Garcia, que mistura no elenco os jovens Simone Iliescu, Acauã Sol e Pedro di Pietro e os renomados Tônico Pereira, Guilherme Leme e Christiane Tricerri, o filme participou da seleção oficial dos consagrados festivais de San Sebastian, Cartagena e São Paulo.

Ação de crossfunding busca tornar abertura em evento gratuito a todo público

Finalizando os preparativos para a sua terceira edição, o CineramaBC, lançou um projeto no Sibite – site de crossfunding, que viabiliza projetos culturais através do financiamento coletivo. A idéia dos organizadores é realizar a abertura do festival em um espaço público de forma gratuita, com uma sessão do filme nacional “Noites de Reis” e presença da atriz e homenageada do festival Bianca Byington.

Além disso outras atrações que serão divulgadas em breve, como um show e uma apresentação da mostra Novas Mídias. Para isso é necessário arrecadar R$ 3 mil reais pelo Sibite até o dia 29 de abril. Os colaboradores – qualquer pessoa disposta a ajudar – não farão meras doações, e sim investimentos: eles recebem ingressos ou credenciais, pôsters, kits com camiseta, bolsa, caneta e marca-livros e outros produtos, de acordo com o valor da contribuição. O site é bem explicativo e simples de utilizar, basta acessar http://www.sibite.com.br/Projeto/ProjetoDetalhe.aspx?IdProjeto=222.

O CineramaBC é um festival independente e pretende com a sessão aberta, além de possibilitar que mais pessoas assistam os filmes e conheçam o festival, associar de vez o evento à cidade. Nas edições anteriores já foram oferecidas sessões gratuitas nas dependências do Cine Itália.

Mostra Catarina, programação imperdível

A Mostra Catarina acontece em duas sessões: a primeira levará ao público um filme de longa-metragem totalmente realizado em Balneário Camboriú. “Meu Pai é Figurante” tem direção de Rodrigo Castelhano e produção da Faro Models SC, e é protagonizado pelo eterno trapalhão, Dedé Santana, com participação dos renomados Julio Rocha, Sidney Magal, Armandinho e Paulinho Mixaria. O elenco também conta com a participação de novos talentos da região. O filme narra as desventuras de um homem que sonha em ter fama e dinheiro,
tão prometidos pelo mundo das novelas.

A segunda sessão apresentará curtas e média-metragens regionais. Entre eles, a produção do documentário de Itajaí “Restrito” dirigido por Diego Lara e que fará sua première no Festival. O filme apresenta através de entrevistas e imagens raras dos anos 70 a história do localismo nas ondas do Molhe da Atalaia.

Também será exibido o inédito “Linha do Mar” dirigido por Felipe Vernizzi, que narra a história de André, um jovem com uma forte ligação com o mar; o curta “Dicionário” de Ricardo Wheschenfelder, que foi destaque no Festival de Gramado e adapta o conto “O Guarda Noturno” do poeta e contista catarinense Lindolf Bell; e a animação “O Gigante” de Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida, uma co-produção internacional (Brasil / Portugal / Reino Unido / Espanha) liderada pelo produtor Igor Pitta Simões.

O Festival

O CINERAMA.BC, Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, proporciona uma imersão no mundo do audiovisual durante os cinco dias de evento. Em sua seleção oficial, exibe filmes nacionais e internacionais inéditos no Brasil com presença dos diretores, que apresentam os filmes e debatem com o público após a sessão. Esses filmes competem pela Coruja de Ouro de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz, entregues por um júri oficial de profissionais.

Além da seleção oficial, o CINERAMA.BC conta com duas outras mostras: o Festival de Novas-Mídias, que convida artistas multimídia a apresentarem suas performances nas ruas da cidade e no saguão do cinema; e a Mostra Catarina, que exibe em tela grande curtas e longas-metragens relacionados à região. Será a primeira vez que o festival terá um foco específico de um país, a Alemanha, que o torna parte oficial da comemoração liderada pelo Instituto Goethe, o “Ano da Alemanha no Brasil”.

No intervalo das sessões, acontecem palestras com renomados profissionais do cinema brasileiro, falando dos mais variados assuntos da produção de cinema: atuação em cinema e TV, produção, trilha sonora, distribuição, entre outros. Também serão oferecidas oficinas gratuitas para os interessados em aprender na prática as profissões do mercado cinematográfico.

Aguarde, em breve, a divulgação de todos os filmes selecionados.

Maiores informações no site www.cineramabc.com.br.

www.cineramabc.com

 

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s