2º Festival Audiovisual Catarinense começa nesta quinta em Chapecó

 FAÇA valoriza produção estadual, é direcionado para curtas-metragens, gratuito e também será realizado em Lages (31/10 a 02/11), Blumenau (07 a 09/11) e Florianópolis (20 a 23/11)

Imagem

 Difundir, incentivar e premiar o que existe de melhor no audiovisual, com até 25 minutos, produzido em Santa Catarina ou por catarinenses. Com esse foco, o FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense inicia sua segunda edição na próxima quinta-feira, 24 de outubro, em Chapecó, no Cine Teatro SESC, às 19h30min. A programação é toda gratuita e, na cidade, se estende até o sábado, dia 26, em dois horários, às 19h e às 21h.

Durante a abertura, os quatro irmãos Tomazelli – Vergínio, Vitorino, Osmar e Olídio -, alguns dos personagens protagonistas da história da sétima arte na cidade, serão homenageados com o Prêmio FAÇA – Reconhecimento ao Mérito. Os irmãos foram donos do primeiro cinema no município.

Em seguida, entra em cena o filme convidado, Família no Papel, de Fernanda Friedrich e Bruna Wagner. O documentário retrata as dificuldades e preconceitos encontrados por casais homafetivos no caminho para adoção de crianças. Premiado em outros festivais, a obra tem duração de 52 minutos, foi rodado em diversas cidades brasileiras e produzido em Itajaí.

Para abrir as sessões competitivas, nas noites seguintes, além dos 21 filmes selecionados para a programação (ver lista completa no site www.faca.art.br), o público vai poder conferir o resultado das oficinas realizadas na primeira edição do festival no ano passado – seis documentários que têm em média 5 minutos de duração. Tanto as obras que participam da competição quanto os documentários resultantes das oficinas do ano anterior e o filme convidado para a abertura serão exibidos nas quatro cidades que recebem o evento.

O FAÇA – Ao todo foram inscritos 90 filmes nessa segunda edição do FAÇA, dos quais 21 filmes foram selecionados para a mostra competitiva. Esses vão concorrer em quatro categorias, cada uma com um prêmio de R$ 5 mil. Melhor Ficção, Melhor Documentário e Melhor Animação – pelo Júri Oficial, e Melhor Filme – pelo Júri Popular.

Para o coordenador do Festival, Guto Lima, o FAÇA não é somente uma janela de exibição, mas uma oportunidade de intercâmbio entre realizadores e o público. “Um dos objetivos é exibir para oportunizar ao público a chance de conhecer parte significativa da produção audiovisual catarinense, que também pode interagir escolhendo o curta que mais gostou”, comenta Guto.

Nessa segunda edição, ainda são oferecidas cinco oficinas gratuitas que acontecem simultaneamente ao evento: Documentário, ministrada por Lallo Bocchino; Roteiro e Direção, sob o comando de Ricardo Weschenfelder; Ideias Audiovisuais, orientada por Guto Lima; Oportunidades de Negócios Culturais, proferida por Carlos Eduardo Somaggio; e Introdução à Animação, articulada por Ana Ligia Becker.

Depois de Chapecó, o 2º FAÇA percorre as cidades de Lages (31/10 a 02/11), Blumenau (07 a 09/11) e Florianópolis (20 a 23/11). A programação do Festival é a mesma em todas as quatro cidades que vão sediar o evento. Entretanto, cada uma tem o seu homenageado local para receber o Prêmio FAÇA – Reconhecimento ao Mérito.Em Lages, é a vez do cineasta João Amorim. A homenagem em Blumenau será para o cineclubista Alvacir Ávila Santos e em Florianópolis, quem leva o prêmio é o cinéfilo Darci Costa, antigo proprietário do cinema Art 7.

Mais informações pelo site www.faca.art.br ou pelos telefones da produção – Ana Paula Domingues (48) 9601-6625 ou Guto Lima (48) 9952-5657.

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado (SOL) e FUNCULTURAL é patrocinador do 2º FAÇA – Festival Audiovisual Catarinense.

O Festival conta ainda com a parceria da Alquimidia.org, Hemisfério Criativo, A3 Design Empresa Jr., com apoio da Catarina Criativa, Cinesupport, Dfato Comunicação, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (FUNCINE), Media Tools, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Onda Sonora e SESC Santa Catarina e com o apoio institucional da Amil Agência de Cultura, Cinelo, Cinema do CIC, Cinemateca Catarinense/ABD-SC, Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina, CurtaDOC, Fundação Cultural de Blumenau, Fundação Cultural de Lages, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Paradigma Cine Arte, Sindicato da Industria do Audiovisual de Santa Catarina (SANTACINE), Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e do Cinema e Audiovisual de Santa Catarina (SINTRACINE), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Universidade Federal da Fronteira Sul  e Universidade do Sul de Santa Catarina.

 Mais informações: http://www.faca.art.br/

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s