‘Ensaio’, novo filme de Tânia Lamarca, chega aos cinemas no dia 29 de novembro

Aplaudido em sessão lotada no último Festival do Rio, o drama existencialista ambientado no mundo da dança  estreia nos cinemas no dia 29 de novembro 

 Depois do sucesso de “Tainá – Uma Aventura na Amazônia”, a diretora Tânia Lamarca estreia “Ensaio – o amor não diz se é para sempre”, no dia 29 de novembro com a distribuição da Imagem Filmes, nos cinemas das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Santa Catarina. A história se desenvolve durante os ensaios de um espetáculo de dança sobre a heroína Anita Garibaldi e tem como protagonistas dois renomados bailarinos brasileiros que fazem sua estreia como atores no cinema: Lavinia Bizzotto (Eva/Anita) e Bruno Cezario (Daniel/Garibaldi). Além deles, o elenco tem a participação especial de Ingra Liberato (Ana) e de mais três atores catarinenses: Chico Caprario (Caio), Antônio Cunha (Rodolpho) e Renato Turnes (Baldina).

 Imagem
Tânia Lamarca, Chico Capráio, Antônio Cunha, Ingra Liberato e Lavinia Bizzotto

 “Ensaio” gira em torno de Eva, mulher determinada, uma bailarina focada na carreira que põe em risco sua ambição máxima que é dançar Anita ao se envolver amorosamente com Daniel, o sedutor bailarino de origem argentina que interpreta Garibaldi. Enquanto Eva está focada em seu propósito, à sua volta as relações  interpessoais entre os demais integrantes da pequena Cia de dança evidenciam sentimentos bem próprios da natureza humana: inveja, amor, arrependimento, obsessão e sórdidos segredos, que são esmiuçados no decorrer da trama. Nas coreografias criadas pelo premiado coreógrafo Renato Vieira em parceria com Bruno

Cezario, e que se entrelaçam visceralmente à trilha sonora original composta pelo pianista e maestro Alberto Heller (que também assina a Direção Musical junto ao maestro Jeferson Della Rocca), o filme vive seu maior desafio: permear drama, dança e música para contar um momento limite na vida de uma bailarina.

“Ensaio” é uma produção catarinense, com cenas rodadas em Florianópolis/SC, Laguna/SC e Buenos Aires na Argentina. A narrativa, focada nos sentimentos e nos dramas secretos de cada personagem foi determinante para a escolha da ambientação cenográfica, dos figurinos e da estética fotográfica. A Direção de Arte e o Figurino são do veterano Óscar Ramos que trabalhou com Lamarca no bem sucedido “Tainá”. Assina a Cenografia a dupla catarinense Zeno Petry e Márcia Passos. No Som, Leo Gomes, e na Direção de Fotografia, Marx Vamerlatti, também catarinense. Este explora cenários naturais sob uma ótica bem intimista transformando-os em um universo sem placas e sem datas. Tânia comenta: “O tom, a atmosfera das cenas rodadas nos interiores tinham que dialogar com a paisagem invernal das dunas, lagoas, mares e montanhas lá fora, tinham que abraçar a solidão e as idiossincrasias das personagens. A luz da coreografia “Morte de Anita” é nossa homenagem ao universo pictórico de Caravaggio”. Ela conta que elegeu o conceito voyeur no uso das lentes e movimentos de câmera nas filmagens e depois acentuou essa intenção na montagem buscando capturar o que havia de mais sensorial em cada personagem. A parceria na condução da narrativa de “Ensaio” veio com a entrada na equipe do montador Tiago Silva (outro catarinense) que, assim como Marx, o fotógrafo do filme, também havia sido aluno da diretora num curso de cinema de uma universidade de Florianópolis.

 Imagem

“Buscamos sempre atender, no processo da montagem, as três máximas: emoção, enredo e ritmo. Mas não se abria mão de buscar o que não estava aparente, tratava-se de observar o modo de ser daquelas pessoas, daquelas existências, naquele momento de suas vidas, evitando um juízo moral. Tínhamos sempre em mente um olhar que se não julga, também não condescende. Era preciso evidenciar cada um como dono de seu próprio destino, sustentar que o indivíduo é o único responsável em dar significado à sua vida e em vivê-la de maneira sincera e apaixonada, apesar dos muitos obstáculos e distrações que o ‘viver’ inclui”, conta Tânia. A escolha pela temática da dança aconteceu naturalmente. Voltando a morar em Florianópolis no ano 2000, cidade onde nasceu, a diretora explica: “A dança é uma arte de muito destaque no estado e isso me chamou a atenção. O grupo Cena 11 e o Festival de Dança de Joinville são nossos. Em paralelo, andava pensando sobre a incomunicabilidade humana no exercício do afeto, o que me levava a pensar nas mazelas e delícias do amor romântico, seus limites, ou a ausência deles”. Além disso, considera que a cidade contribuiu ainda para a formação dos personagens: “Evitamos a Floripa turística, cheia de sol e badalação. Como sou apaixonada pela alma do inverno catarinense, e o conheço muito bem, criei personagens invernais e, não, heróis ensolarados”.

 O argumento de ‘Ensaio’ foi premiado em edital para Desenvolvimento de Roteiro da Secretaria do Audiovisual/MinC (2006). O projeto foi vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema – Fundação Catarinense de Cultura – Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte/ Governo de Santa Catarina (2008). O filme foi rodado no inverno de 2010 e finalizado 2012.

 Assista ao trailer: http://www.youtube.com/watch?v=OxcFPK9RN3A

  Apoio: BBDTVM

 Patrocinadores: Tractebel Energia, Casan, BRDE, Eletrobrás.

Produtoras Associadas: Quanta, Teleimage, Influência Filmes, Cinetrip, Set.

Apoio Cultural: RBS TV, Lagoa Iate Clube/LIC, Costão do Santinho, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Funcine, Centro Multiuso de São José, Werner Coiffeur e Orth Produções

Sobre a diretora
Tânia Lamarca é diretora, produtora e roteirista. Dirigiu seu primeiro longa, “Buena Sorte”, em 1997, premiado no Festival de Gramado e no Festival de Miami, e conquistou 14 prêmios – 12 internacionais e dez como o de ‘Melhor Filme’ – à frente de “Tainá – Uma Aventura na Amazônia” (2000). Foi também assistente de direção, diretora-assistente, produtora executiva trabalhando com renomados diretores em mais de 40 obras do cinema brasileiro. Dirigiu ainda curtas-metragens como “Mario Filho em Painel” (1980) e “Guerreiro de Prata” (1981) e fez televisão atuando na área de direção e roteiro de novelas e minisséries como “Metamorfose” (2004) , “Olho por Olho” (1988), “Quem Ama Não Mata” (1982). Nos anos 80 foi membro da diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Rio de Janeiro (Sated); nos anos 90, foi sócia-fundadora da RAIS (Associação dos Realizadores de Imagem e Som do Rio de Janeiro), entidade cujo principal movimento colaborou na criação e aprovação, em 1993, da Lei do Audiovisual para o cinema brasileiro.

 Distribuição  –  Imagem Filmes

A Imagem Filmes é uma distribuidora nacional de filmes independentes comprometida, acima de tudo, com a qualidade e variedade de produções. Atuando nos segmentos de cinema, vídeo e televisão, a Imagem Filmes irá distribuir em 2013 grandes produções nacionais, dentre elas: “Vai Que Dá Certo”, “Somos Tão Jovens”, “Flores Raras”, “Mato Sem Cachorro”, “Casa da Mãe Joana 2”, “O Vendedor de Passados” e “Julio Sumiu” além das produções internacionais “A Hospedeira” (The Host), “Diana”, “Sin City 2”, “Blue Jasmine”, “Riddick” e “Tarzan 3D”.

 

Ficha técnica

Produção, Roteiro e Direção: Tânia Lamarca
Colaboração no Roteiro: Sandra Nebelung
Diretor-Assistente: Marco Martins
Criação e Direção de Coreografias: Renato Vieira e Bruno Cezario
Trilha Sonora Original: Alberto Andrés Heller
Direção Musical: Alberto Andrés Heller e Jeferson Della Rocca
Produtor Musical: Marcus Vinicius França
Direção de Arte e Figurino: Óscar Ramos
Cenografia: Zeno Petry e Márcia Passos
Direção de Fotografia: Marx Vamerlatti
Still: Cristiano Prim e Leo Gomes
Direção de Produção: Magali Heinzel
Produção Executiva: Tânia Lamarca e Lula Leite Franco
Montagem: Tiago Santos
Edição de Som: Ana Chiarini e Leo Gomes
Estúdio de Foley: Kiko Ferraz Studios / RS
Mixagem de Som: José Luiz Sasso, ABC
Produtora de Finalização: Ewa Wawelberg
Gerência de Finalização: Maria Cristina Holthausen Périco
Coordenação de Finalização: Tânia Lamarca
Abertura: Fernando Pimenta
Produtora: Acquafredda Cinema
Distribuição: Imagem Filmes

Mais informações: http://www.imagemfilmes.com.br/imagemfilmes/principal/filme

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s