CINERAMA.BC abre as inscrições para a edição 2014

*O 4º Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú irá apresentar produções inéditas na Seleção Oficial*
ImagemO 4º CINERAMA.BC acontecerá de 8 a 13 de abril de 2014. O festival tem como objetivo principal proporcionar uma verdadeira imersão no mundo do cinema e para isso são convidados realizadores e profissionais da indústria audiovisual que interagem com o público.
O evento busca dar a maior visibilidade possível a cada filme selecionado, por isso trabalhamos com uma seleção oficial concisa com, em média, 8 longas e 8 curtas-metragens por edição. A curadoria busca mostrar diferentes formas de sensibilidade em ficções e documentários de diretores consolidados ou estreantes.

O CINERAMA.BC acontece anualmente durante o mês de abril em Balneário Camboriú/SC no Cine Itália, uma sala de cinema de rua com capacidade para 700 espectadores.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2014, e devem ser feitas através do site www.cineramabc.com.br.

A Competição Oficial exibe filmes nacionais e internacionais de ficção e documentário que fazem sua première durante o festival. Os melhores filmes serão premiados com a Coruja de Ouro pelo Júri Oficial e pelo Público. Além da Competição Oficial o festival leva ao púbico o CINERAMABC VIVO com novas formas de produzir e exibir cinema; a MOSTRA CATARINA para filmes produzidos em Santa Catarina ou por artistas catarinenses; a RESIDÊNCIA CINERAMABC que permite uma verdadeira imersão no mundo do cinema através de oficinas, palestras e debates sobre a 7º arte, o FOCO PAÍS que apresenta o cinema de um país diferente e a SESSÃO CORUJINHA que apresenta filmes para o público infantil. Durante uma semana o cinema invade as ruas e salas da cidade. Possui sede no CINE ITÁLIA, uma sala de cinema de rua com capacidade para 700 pessoas que possui condições ideais para a projeção de filmes.

As edições anteriores do CINERAMA.BC transformaram Balneário Camboriú em um espaço de projeção e discussão de obras audiovisuais, formação de público e novos profissionais.

Importantes convidados marcaram presença e tiveram contato direto com o público. Passaram pelo festival personalidades como a atriz Bianca Byington, o ator Ivo Muller, a diretora Frederike Jehn, a diretora Helene Klotz, diretora Hanna Doose, diretor Beto Brant, o produtor e diretor Renato Ciasca, a atriz Paula Braun,  o diretor Sérgio Machado, a atriz Djin Sganzerla, o diretor Rubens Velloso, o produtor e diretor David Schurmann, o ator e diretor Marcos Azevedo, a diretora Patrícia Moran, a produtora Sara Silveira, o diretor Francisco Garcia, o diretor Chico Faganello, a atriz Christiane Tricerri, entre muitos outros.

.: maiores informações no site www.cineramabc.com.br :.

Filme alemão “Verão Lá Fora” foi o grande destaque da 3º edição do CINERAMA.BC

O filme alemão “Verão Lá Fora”, de Friederike Jehn, foi o grande destaque da terceira edição do CINERAMA.BC, Festival Internacional de Cinema que encerrou nesse domingo, 5, no Cine Itália, em Balneário Camboriú. Além de ser escolhido como Melhor Filme pelo público, considerado o prêmio mais importante pela jovem diretora alemã, que estava presente no festival e agradeceu muito pelo reconhecimento; o filme ganhou a Coruja de Ouro de Melhor Direção; Coruja de Melhor Atriz, para Maria-Victoria Dragus; e o Prêmio da Crítica de Longa-metragem, pela forma delicada e perspicaz de narrar um drama adolescente. “Resultou em uma obra fluente, que utiliza referências não como muletas, pois se sustenta em força própria, mas como uma declaração particular de amor ao cinema”, elogiou o júri da crítica.

Também receberam a Coruja de Ouro “Soldate Jeannette” de Daniel Hoesl, como Melhor Filme (Áustria); Mohamed Fellag, como Melhor Ator, em “O que traz boas novas”, de Phillipe Falardeau (Canadá); e “A História do Bolo” de Milko Yovchev, como Melhor Curta Metragem (Bulgária); troféus que viajarão por correio para os respectivos países, pois não puderam ter os representantes presentes, como nos outros. Ainda entre os curtas metragens, recebeu o prêmio da crítica o filme “Las Segundas”, de Rosario Cervio,  recebido pelo produtor Martin Slifkin.

Foram seis dias de workshops, debates, palestras, projeções na rua e muitos filmes, entre eles sete curtas e sete longas metragens inéditos no Brasil. A curadoria, assinada por Bárbara Sturm, teve trabalho, pois o festival recebeu mais de 300 filmes de todo mundo querendo participar da seleção oficial.

Neste ano, o festival teve mais intervenções artísticas, com projeções na rua e duas exposições no hall do Cine Itália; os prêmios de melhor crítica, que foram concedidos pela primeira vez; as oficinas lotadas; e um maior número de filmes exibidos, com duas sessões na praça. Também foram muito frequentadas as duas sessões infantis, gratuitas, com um clássico francês; e a première do filme “Restrito”, de Diego Lara, que trouxe um público específico à sala para assistir um pouco sobre a história do surfe no Molhe do Atalaia, em Itajaí.

Focar no cinema de algum país também foi uma inovação do festival, e não poderia ter sido de uma forma melhor, já que o evento fez parte oficial do “Ano da Alemanha no Brasil”, liderado pelo Instituto Goethe, embaixadas do Brasil e Alemanha e o apoio da German Films, que permitiu que as diretoras alemãs apresentassem seus filmes para o público.

Público que esse ano colaborou bastante com o CINERAMA.BC: até o sábado foram 3 mil pessoas participando do evento, sem contar com o domingo, quando a casa ficou movimentada para assistir as premiações e o filme de encerramento “Cores”, seguido de debate com a equipe. A ajuda pelo Sibite, site de financiamento coletivo que arrecadou mais de 3 mil reais de pessoas dispostas a colaborar com o festival, também foi fundamental para a edição, que pode ter assim uma abertura diferente: a sessão gratuita ao ar livre, na Praça Almirante Tamandaré, no dia 30 de abril, quando iniciou o CINERAMA.BC.

O festival, idealizado por André Gevaerd, nascido em BC, e Bárbara Sturm, de São Paulo; teve patrocínio do Funcultural, do Governo do Estado; e apoio da prefeitura e diversas empresas de Balneário Camboriú e região.

.: maiores informações no site www.cineramabc.com.br :.

Anúncios
Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s